Quando a laranja deixa de ser mecânica

18:41

Sabem há quanto tempo é que a Holanda não ficava de fora de um Europeu? Desde 1984. É muito tempo e havia de chegar o dia em que voltariam a ficar de fora. Só ninguém esperava que fosse em 2016.

A Holanda é uma das selecções europeia mais fortes. Ou, pelo menos, era. Há duas pessoas que podemos "culpar" logo à partida: o treinador Danny Blind e o Robben que está lesionado há sensivelmente 54646464646848545152 milénios. 

No último Mundial foram terceiros classificados e tiveram uma qualificação invicta. Não se esperava menos para esta. Num grupo onde os apurados foram a Turquia, a República Checa e a Islândia, ninguém acreditaria que a Holanda se ficaria pelo 4.º lugar. Mas aconteceu. Uma selecção cheia de estrelas como Memphis Depay, Van Persie, Huntelaar ou Sneijder, fica de fora do Europeu sem ninguém ter percebido bem o que se passou.

A verdade é que aquele último jogo frente à República Checa (que a Holanda tinha de ganhar e esperar que a Islândia fizesse o mesmo) provou que a Holanda não merecia ir ao Euro. Num jogo em que vitória era a única solução, chegaram a estar a perder por 3-0 (porque o Van Persie se enganou na baliza). Desistiram muito cedo. E se há coisa que eu não consigo ver no futebol é desistência. 


O engraçado destes jogos é vermos no final os jogadores com a maior cara de enterro do mundo ou a chorar baba e ranho. Ora, se há jogador que merecia ir ao Euro é o Sneijder. Não cheguei a perceber se ele estava a jogar à defesa, a meio campo ou a avançado. Ele estava em todo o lado. A rematar, a defender, a agir como um capitão deve agir. Quem me dera ter um capitão assim na selecção portuguesa. 

Nos últimos tempos, na selecção, o seu percurso tem sido feito com muitos altos e baixos, mas fico feliz por ver um dos jogadores de quem mais gosto voltar definitivamente ao topo na selecção, ainda que isso não se reflicta numa ida ao Euro. E fico feliz também por perceber que o Benfica tem bilhetes a 16€ para o jogo com o Galatasaray na Luz. E eu que já estava a contar desembolsar 25€ para ir ver o meu holandês preferido. 

Portanto, Sneijder podes vir cá a casa ver o Euro. Não deve ser tão luxuosa como a tua, mas tenho um sofá, um plasma e ainda arranjo minis fresquinhas e tremoços.

Relacionados

0 comentários