expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Mitroglou ou Jimenez?

Quem deve ser titular no Benfica? É uma questão que anda a dividir a família benfiquista (se eu ganhasse um euro por cada vez que o Rui Vitória diz isto).

Num mundo ideal, a resposta a esta pergunta seria "Lewandowski", mas estamos longe de viver num mundo ideal. Assim sendo, e aproveitando a Fátima Campos Ferreira que há em mim, vejamos os prós e contras de ambos.

Comecemos pelo Jimenez que tem sido a aposta de Rui Vitória ultimamente:


- Tem UM golo nos jogos todos que já fez (ok, com esta equipa é complicado marcarem-se golos, mas se os outros conseguem....);
- Corre que se farta, esforça-se que se farta, defende que se farta;
- Custou NOVE MILHÕES. Nove! O último jogador a custar tanto dinheiro era criticado por toda a gente quando veio para cá para ser adaptado a seis (falo obviamente do Samaris);
- Numa época inteira no Atlético fez UM golo. E não teve assim tão poucas oportunidades. Jimenez falhava golos até a jogar contra o Chelsea.


Passemos ao grego com ar de terrorista:

- Não corre, não se mexe, não sabe fazer passes (até aqui, muito parecido ao Cardozo);
- Tem QUATRO golos e há imenso tempo que não é titular;
- Por ser um avançado muito mais fixo (género Cardozo, mais uma vez), faz com que o Jonas renda muito mais;

Conclusões: Não cheguei a perceber porque é que Mitroglou começou a época como titular indiscutível e, de repente, vai para o banco para dar lugar a alguém que marcou um golo na época passada inteira. Mitroglou está longe de ser um génio do futebol, mas fazendo comparações (e tendo em conta que são jogadores muito diferentes) o grego é claramente uma melhor opção para a frente de ataque do Benfica.

Claro que agora vem metade da família benfiquista dizer que ele é um cepo que ali está na área, que não se mexe e blá, blá, blá. E o Cardozo, era o quê? Um jogador fenomenal? Deixem-me rir. Um jogo não se ganha porque x ou y corre muito e se esforça muito, ganha-se com golos. Um avançado serve para marcar golos e que se lixe a nota artística. Para nota artística está lá o Gaitan quando não se lembra de tirar férias. "Ai mas ele está muito ansioso e custou 9 milhões, não se pode mandar assim para o banco", ai não? Está ansioso, há comprimidos para isso. Não tenho a culpa que os olheiros do Benfica não saibam fazer o seu trabalho. Eu vi meia dúzia de jogos do Atlético na época passada e percebi logo que o Jimenez era o que é. Da mesma forma que já vi jogos suficientes da selecção grega para saber que o Mitroglou pode ser um cepo mas marca golos. Como são os golos que nos dão pontos, eu sou Team Mitroglou.

P.S. Epa parem de dizer Mitroglu, sim? Está lá um "o" por uma razão!

Sem comentários:

Enviar um comentário