Se eu já regressei ao trabalho pessoalmente? Sim e, por isso mesmo, parece-me o momento certo para publicar isto porque as plataformas digitais vivem do timing, mas eu sou bué alternativa e essas cenas todas. Passei mais de dois meses em teletrabalho e creio-me dotada de sabedoria suficiente para partilhar as minhas melhores dicas para trabalhar a partir de casa.
1. Trabalhar de pijama ou fato de treino
Quem diz que nos devemos vestir como se fosse um dia de trabalho normal não conhece o conforto de umas calças de fato de treino. Não sou defensora de pijama, mas sou ávida defensora da roupa de andar em casa e uma camisola decente em dia de reunião no zoom.
2. Não levantar à mesma hora
"Assim consegues manter uma rotina e aproveitar melhor o tempo". Aproveitar o quê às 7 da manhã? Para ir correr? Se antes não ia porque haveria de ir agora? A minha definição de aproveitar melhor o tempo é dormir, portanto, se tenho de começar a trabalhar às 9, vou acordar às 8:50 como qualquer pessoa normal faria.
3. Trabalhar num sítio confortável
Concluí nestes meses que não há locais confortáveis em minha casa. Assim sendo, tirei partido do melhor que pude aproveitar e sentei-me no sofá repleta de mantas e com o computador em cima. Quem acha que temos de separar o espaço de trabalho e de lazer é que está errado.
4. Desligar o som do Zoom
Por todos os motivos. Porque alguém vai interromper, porque vais espirrar, porque vais bocejar, porque a porcaria do telefone fixo vai tocar. Desligar o microfone é uma ferramenta poderosa e ensina muita gente a ouvir mais do que falar.
5. Aproveitar os feriados
Não confio em ninguém que, não sendo obrigado, trabalha nos feriados. Ninguém. Se o dia é teu, aproveita para não trabalhar. Se o governo te dá mais dias porque é páscoa, aproveita-os todos. Há muitas séries para ver por aí.
6. Trabalhar
É capaz de ser simultaneamente a dica mais e menos interessante. Estar em casa faz com que seja bem mais fácil distrairmo-nos. Ora, se efetivamente estivermos a trabalhar, o tempo passa - surpreendam-se - bem mais depressa.
7. Ouvir música
Eu oiço constantemente a mesma coisa. No trabalho não tenho tendência a ouvir música. Estando em casa, claro que o faço (afinal, pago spotify para usufruir dele). Não tinha nada de novo para ouvir, por isso criei esse novo. Fui pesquisar novos artistas ou aproveitei para ouvir discografias inteiras.
Sem comentários:
Enviar um comentário