Auto-entrevista

janeiro 24, 2018

Jessica Mendes é, actualmente, uma das melhores bloggers deste país mas ainda ninguém o descobriu. Amante do Benfica, consumidora assídua de séries e fã da Eurovisão, a jovem, que hoje completa 25 anos mas continua a ser confundida com miúdas de 16, junta-se a mim para uma auto-entrevista de 25 questões (cuja ideia base não é de maneira nenhuma copiada) que promete ser bastante interessante.

Antes de mais, obrigada por ter aceitado o meu convite Jessica. Comecemos por uma pergunta básica: como é que se define?

De nada Jessica, é um prazer e deixe-me desde já congratulá-la pelo uso correcto do particípio passado do verbo aceitar neste caso específico. Respondendo à sua questão: sou uma pessoa, apesar de às vezes haver quem duvide disso, com pouco mais de metro e meio, cabelo quase preto que uns dias é mais ondulado que outros e com uma doença prolongada chamada ser do Benfica.

Qual a sua maior qualidade?

Ser pontual.

E o seu maior defeito?

Ser pontual.

Já aprendeu a não chegar às horas marcadas quando combina qualquer coisa com amigos que chegam sempre atrasados?

Seria de esperar que sim, mas a verdade é que não consigo. Penso sempre "é desta que ele/a vai chegar a tempo" e apresso-me para sair de casa. A meio do caminho perco a esperança e começo a tirar o pé do acelerador. Consigo chegar ligeiramente atrasada mas ainda tenho de ficar à espera.

Qual a pergunta mais estúpida que já lhe fizeram?

Várias, mas a mais recorrente é "só tem dois nomes?" quando me pedem o nome completo para qualquer coisa. Talvez eu tenha cara de estúpida mas sei perfeitamente o que quer dizer "nome completo" e, se respondo apenas Jessica Mendes, é porque esse é o meu nome completo. Parece ridículo, eu sei, mas em quantos países é que as pessoas têm quatro nomes como cá?

Por falar no seu nome, gostaria de saber porque é que o escreve sem acento.

Excelente questão Jessica, curiosamente é uma das que ninguém me faz. É uma história (nada) engraçada. Quando eu nasci os meus pais ainda não tinham escolhido o meu nome e Jessica não era propriamente comum na altura. Quando me foram registar, quem quer que tenha escrito o nome na cédula de nascimento esqueceu-se do acento, o que fez com que eu tenha aprendido a escrever o meu nome assim. Quando fiz o primeiro BI reparei que, de facto, estava lá um acento mas nem liguei e continuei a escrever o meu nome como sempre. É um bocado como o acordo ortográfico: uma pessoa começa por resmungar mas depois habitua-se e desiste de dizer aos outros qual a forma correcta.

Ainda bem que falou no acordo ortográfico. Noto que não é algo que adopte frequentemente.

Não. Sempre que posso escrevo os "cês" todos, ainda que os ache inúteis. Há certas ocasiões em que não tenho outra opção e, como o word corrige automaticamente tudo, acabo por aceitar exceptuando caso estúpidos como "pára". Mas isto é mais teimosia que outra coisa porque realmente as letras retiradas, na maioria dos casos, não acrescentam nada à palavra. 

Passemos a um conjunto de perguntas mais pessoais, para a conhecermos melhor. O que é que faz de si única?

Não gosto de café. Só aqui já me insiro num pequeno grupo mas ainda junto a isto o facto de também não gostar de cerveja, pizza ou qualquer coisa que se venda no McDonald's à excepção dos gelados e das batatas.

Qual foi a melhor compra que já fez?

Um pack de 24 bolas de natal douradas por 0.75€.

Qual é a coisa mais incrível que consegue fazer?

A parte do Angélico na música "Para Mim Tanto Me Faz".

Por falar em música, a Jessica diz constantemente mal da Eurovisão. Porque é que continua a ver?

Excelente questão, Jessica. Curiosamente faço-a bastantes vezes a mim mesma e ainda não encontrei uma resposta.

Ainda dentro da temática musical, quais as estações de rádio que tem sintonizadas no carro?

A Renascença (porque às vezes lá calha ter de ouvir o relato da bola), a Comercial (não sei bem porquê), a M80, a 94 e a RCM (que são rádios locais de qualidade duvidosa) e a Antena 2 porque de vez em quando também sabe bem ouvir música.

Diz-se uma má condutora. Como é que nunca teve um acidente ou recebeu uma multa?

Receber uma multa é uma formulação que dá a sensação de uma multa ser uma prenda. A verdade é que não sei a resposta para nenhuma das duas.


O que é que mais a irrita?

Essencialmente pessoas, mas não descarto as irritações provocadas por outros seres vivos e inanimados.

Pode dar um exemplo específico?

Claro. Aquelas pessoas que se referem a sapatilhas como ténis ignorando o facto de ténis ser um desporto.

Qual das estações de Fátima fica mais próxima de Fátima?

Finalmente há alguém que me questiona sobre isto. De facto há duas estações da CP com Fátima no nome: uma em Chão de Maçãs e uma em Caxarias. Nenhuma delas é próxima de Fátima. A primeira que referi nem sequer fica no mesmo concelho. Segundo o google maps, a de Chão de Maçãs fica a 28.6km do santuário de Fátima e a de Caxarias fica a 24km. Até eu vivo mais perto.

Que conselhos dá a quem está a começar agora um blogue?

Quero acreditar que ninguém que queira começar um blogue está a ler isto, a menos que procure o que não fazer. Dito isto, se tivesse conselhos desse género não teria este blogue.

O que é que levava para uma ilha deserta?

Um barco.

Arrepende-se de alguma decisão que tomou?

Não estou a contabilizar, mas de quase todas.  

Se fosse uma celebridade, acha que alguém dava o seu nome como resposta à pergunta "com que celebridade gostaria de jantar?"

Acredito que não. Já jantei várias vezes comigo própria e sei que é desagradável.

E você? Com que celebridade gostaria de jantar?

A maioria das pessoas dirá que eu não gosto de ninguém mas tal afirmação está longe de ser verdade. De facto não sou fã de muita gente, mas há meia dúzia de pessoas que serviriam de resposta para esta pergunta. Sendo assim deixava que alguém se encarregasse disso e eu escolhia só o sítio do jantar para não acabar num daqueles restaurantes onde os olhos comem e o estômago fica com fome.

Reparei que ocasionalmente escreve sobre política sem abordar nada a fundo. É apoiante de algum partido político? 

Não, nem é um tema de que perceba. Ideologicamente identifico-me mais com a esquerda mas não com um partido em específico. Não consigo sequer conceber a ideia de alguém apoiar um partido como se apoia um clube de futebol, por exemplo. Pode não parecer mas eu tenho plena noção de que a política é muito mais importante que o futebol. É certo que o Benfica me deixa triste ou contente mas não cria empregos nem faz o poder de compra dos portugueses subir. Eu aceito as falhas do Benfica mas não consigo aceitar as falhas no programa de um partido. Ter o Varela na baliza do Benfica e o André Almeida na direita dá-me cabo do sistema nervoso mas ter uma medida num programa político que se equipara ao Varela ou ao André Almeida é bastante pior. Como ainda está para ser criado o partido perfeito, vou manter-me neutra nisto da política e vou votando no que me parece menos mau.

O feminismo é um dos temas mais discutidos na actualidade. Considera-se uma feminista?

Hoje em dia penso que não. O meu feminismo passa por querer que as mulheres recebam o mesmo que os homens se desenvolvem o mesmo trabalho, passa por ver as mulheres com as mesmas oportunidades que os homens quando se trata de liderar um empresa ou por não ser olhada de lado de cada vez que faço uma piada (porque isso parece estar reservado apenas para os homens). Em suma, gostava que os homens e as mulheres fossem tratados como humanos. Não me interessa ter um cartão de cidadania, um tribunal europeu dos direitos da mulher ou que todas as pessoas sejam obrigadas a começar um discurso com "boa tarde a todos e a todas" e estas parecem-me ser as lutas feministas de hoje em dia. Acho que vivemos uma fase de feminismo excessivo em que as mulheres já não querem a igualdade mas sim a superioridade e isso não me interessa.

Não quero que entre num modo sério por isso parece-me o momento certo para esta pergunta: o que é que pode faltar na sua festa de aniversário?

Aqueles balões da moda com os números da idade. Não só pode faltar, como deve. Agora deixe-me só esclarecer que eu estou sempre em modo sério. Nada do que se escreve neste blogue é escrito "a brincar" apesar de as temáticas poderem indicar isso mesmo.

Gostava de ter 25 anos para sempre?

A pergunta está mal formulada e interessa portanto esmiuçá-la para que possa responder com conhecimento total de causa. "Para sempre" significa "até ao fim dos tempos" ou "até ao fim da minha vida"? Ficar com a mesma idade implica também ficar com o corpo neste estado ou poderia ter 25 anos mas um corpo de 70? 

O que é que dizem os seus olhos?

Tento ao máximo que, num sentido literal, não digam nada. Num sentido figurado também tento mas há ocasiões (muito más ou muito boas) em que até eu deixo escapar uma lágrima. Ainda assim creio que a minha reputação de insensível está intacta.

Muito obrigada pela entrevista. É sempre um prazer falar consigo.

Ora essa, eu é que agradeço. Fez perguntas muito interessantes. Espero que não se note que isto é uma junção de restos de ideias que não iam a lado nenhum.

Relacionados

0 comentários