Conjugação do verbo estar

junho 07, 2017

Isto não está de forma nenhuma relacionada com aquilo que um certo grupo escreveu no twitter. Tive saudades das aulas de português gastas a conjugar verbos e apeteceu-me fazê-lo de novo. Cá vai:

Presente do Indicativo:
Eu estou
Tu estás 
Ele está
Nós estamos
Vós estais
Eles estão

Pretérito Perfeito do Indicativo:
Eu estive
Tu estiveste
Ele esteve
Nós estivemos
Vós estivestes
Eles estiveram

Pretérito Imperfeito do Indicativo:
Eu estava
Tu estavas
Ele estava
Nós estávamos
Vós estáveis
Eles estavam

Pretérito Mais-Que-Perfeito do Indicativo:
Eu estivera
Tu estiveras
Ele estivera
Nós estivéramos
Vós estivéreis
Eles estiveram

Futuro do Indicativo:
Eu estarei
Tu estarás
Ele estará
Nós estaremos
Vós estareis
Eles estarão

Presente do Conjuntivo:
Eu esteja
Tu estejas
Ele esteja
Nós estejamos
Vós estejais
Eles estejam

Pretérito Imperfeito do Conjuntivo:
Eu estivesse
Tu estivesses
Ele estivesse
Nós estivéssemos
Vós estivésseis
Eles estivessem

Futuro do Conjuntivo:
Eu estiver
Tu estiveres
Ele estiver
Nós estivermos
Vós estiverdes
Eles estiverem

Infinitivo:
Eu estar
Tu estares
Ele estar
Nós estarmos
Vós estardes
Eles estarem

Imperativo:
Tu está
Vós estai

Gerúndio:
Estando

Particípio Passado:
Estado

Agora notem duas coisas: 1. Pretérito imperfeito do subjuntivo não existe (pelo menos no meu tempo não existia, nunca se sabe o que é que inventaram ultimamente). 2. Está-se (a forma correta de estasse) não figura em nenhum dos tempos verbais acima porque é uma conjugação reflexa do presente do indicativo. De nada.

Relacionados

0 comentários