Uma questão de civismo

dezembro 26, 2017

Agora que já estamos todos no processo de digestão dos quilos de comida que enfardámos nos dias 24 e 25, parece-me a altura certa para falar de um dos maiores flagelos desta altura do ano: pessoas que não desmontam ferrero rocher. 

Um estudo realizado por mim ao longo de vários anos conclui que há três formas de comer ferrero rocher: comer camada a camada, trincar aquilo a meio e meter tudo de uma vez na boca. Somos três cá em casa e cada um come ferrero de uma maneira. Escusado será dizer que eu sou a única civilizada que vai desmontado o chocolate como ele merece.

Neste momento há pessoas a ler isto (sabe-se lá porquê) e a pensar: "epa que estupidez". Não é. Desmontar ferrero rocher é uma obra de arte apenas ao alcance dos melhores. 


Começamos com aquela parte que é uma espécie de mixórdia do que vem a seguir porque não é tão doce como o chocolate do interior mas também não chega a ser palha como o que encontramos de seguida. Conseguir tirar tudo sem romper a camada seguinte requer anos de prática.

Essa camada produz o mesmo efeito daqueles copos de gelado ou sumo de limão (ou seja lá o que aquilo for) que dão nos casamentos entre o prato da carne e do peixe: ninguém, à excepção da minha mãe, gosta daquilo e nem chegamos a perceber porque é que existe, mas até dá jeito para cortar o sabor. 

Avançamos para uma bola de nutella com uma avelã inteira lá dentro. As opiniões aqui divergem já que há quem coma aquilo de uma vez e há quem vá saboreando até ficar com uma avelã meia mole na boca. Eu costumo variar. 

Depois disto, espero que quem não desmonta ferreros esteja a fazer um exame de consciência para perceber onde falhou como ser humano. Já diz aquele ditado que ensinou grande parte das pessoas a conjugar verbos no futuro pronominal: diz-me como comes ferreros, dir-te-ei quem és. 

Relacionados

4 comentários

  1. Eu desmonto sempre o Ferrero, na verdade faço o mesmo ao Kinder Bueno...
    Ah e o gelado ou sumo de limão serve mesmo para limpar o paladar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também desmonto kinder bueno de vez em quando mas aceito que haja pessoas que não o desmontem

      Eliminar
  2. Umas desmontam croissants, outras desmotam Ferreros xD

    ResponderEliminar