Questões que assolam a humanidade #26

julho 09, 2018

Porque é que a nossa voz fica mais grave quando estamos constipados?


Estar constipada é chato (sobretudo se estivermos em julho) mas há uma coisa em particular que sempre me agradou: a descida de tonalidade da minha voz (acabei de inventar este conceito e na verdade nem sei se faz assim tanto sentido). Ao longo dos anos tenho vindo a testar isto e a verdade é que, no período em que estou constipada, a minha voz desce até pelo menos dois tons. É maravilhoso para quem me ouve e seria maravilhoso para mim se não me doesse a garganta. Durante  todo este tempo tenho-me interrogado sobre o porquê de isto acontecer. A pesquisa para vos dar uma resposta a esta pergunta mudou a minha vida. Estão preparados para mais uma dose de aprendizagem neste blogue? 

A lógica é bastante simples: são as cordas vocais que definem o quão grave ou aguda é a nossa voz. Uma pessoa com uma voz mais aguda tem as cordas vocais mais pequenas e finas do que uma pessoa com a voz mais grave. As crianças têm vozes mais estridentes porque as cordas vocais ainda não se desenvolveram. É mais ou menos como os cabelos ou, no meu caso, é exactamente a mesma coisa tendo em conta que eu tenho um cabelo médio que nem é fino nem grosso e sou aquilo que os profissionais chamariam de mezzo soprano (se não ignorassem constantemente esta categoria). Quando estamos constipados as nossas cordas vocais ganham infecção e incham. Já concluíram tudo o que havia para concluir, não já? Agora é arranjar uma maneira de as minhas cordas vocais incharem permanentemente sem ter de esgotar o stock de lenços dos supermercados.

Relacionados

0 comentários