Make democracy great again

janeiro 09, 2016

Num dia em que toda a gente parece ser extremamente entendida em política, quero assumir aqui (como já o fiz diversas vezes) que não faço parte desse grupo de experts. É um dos muitos assuntos dos quais sei pouco mais que nada. Aliás, parece-me sensato dizer que sei o mesmo de política que o Trump e é isso que me preocupa mas ao mesmo tempo me dá esperança de poder fazer o que quiser da vida sem ter qualquer tipo de experiência prévia. Quando soube da vitória republicana dei por mim a pensar no que seria uma pessoa que sabe tanto de política como a liderar os Estados Unidos da América. É assustador. Estamos em 1933 outra vez e ninguém nos avisou. 


Digo frequentemente que as pessoas são estúpidas, só nunca achei que fossem tanto. Hoje parece que toda a gente concorda comigo nisto. Ainda ontem, em conversa com a Sara, ela dizia que estava preocupada com o facto de o Trump poder ser eleito presidente. Eu, na minha ignorância, disse-lhe que ninguém é assim tão burro ao ponto de votar num palhaço. Subestimei claramente os norte-americanos. Para pessoas que vivem num país tão avançado, têm um atraso bastante significativo.

Mas não me parece que a culpa seja maioritariamente das pessoas. Numa primeira análise devíamos culpar os gregos que inventaram a democracia. Um sistema político com "demo" (isto esquecendo que δήμο na verdade significa algo como "povo" e não é uma referência ao diabo) no nome tinha de dar asneira. Mas a culpa não é dos gregos. Do que me lembro da antiguidade clássica, os gregos desenvolveram um modelo de democracia bastante credível já que apenas as elites votavam. Claro que na altura eram excluídos estrangeiros,  mulheres e homens que não fossem filhos de mãe e pai gregos, mas estamos a falar de uma época em que Cristo ainda nem nos tinha salvo dos nossos pecados. Era de acreditar que esse sistema tivesse evoluído até aos nossos dias. Evoluiu mal. A culpa do que aconteceu nos EUA é daqueles que, séculos mais tarde, acharam que toda a gente merecia ter direito ao voto. Está provado que nem toda a gente merece. O que eu proponho é que voltemos à democracia como era feita na Grécia Antiga em que apenas algumas pessoas tinham direito ao voto. Como é que definimos as elites? Fácil: só votam as pessoas que não forem estúpidas. You're welcome America! 

Relacionados

0 comentários