Questões que assolam a humanidade #4

abril 08, 2015


Porque é que o cor-de-laranja se chama cor-de-laranja?

A pessoa que inventou os nomes das cores devia falecer. Acredito que já tenha falecido e, portanto, devia ressuscitar só para poder falecer novamente. Quem é o génio que chama cor-de-laranja ao cor-de-laranja, cor-de-rosa ao cor-de-rosa e amarelo ao amarelo? Não faz sentido. Se é para dar nomes de coisas às cores, sejamos coerentes.

Se o cor-de-laranja se chama cor-de-laranja, porque é que o amarelo não se pode chamar cor-de-limão ou cor-de-sol? Porque é que o azul não é cor-de-céu? Porque o céu nem sempre está azul? Grande justificação. As rosas por acaso são todas cor-de-rosa? Grande parte das que tenho em casa são vermelhas portanto talvez o vermelho fosse mais correctamente apelidado de cor-de-rosa do que o próprio cor-de-rosa.

Analisando bem as coisas, a laranja, quando está verde, não é cor-de-laranja. O entendimento que a pessoa que inventou o nome das cores tem do mundo é bastante limitado. Se fosse eu, teria dado um nome diferente às cores, mas isso sou eu, que gosto de facilitar.

Relacionados

2 comentários