Citemos Xutos correctamente

novembro 30, 2017

Há variadas coisas que me enervam e tiram o sono e hoje pretendo vir aqui esclarecer duas delas. Claro que o mote para tal é a morte do Zé Pedro dos Xutos. Sobre isso, apraz-me apenas dizer que o único concerto que vi dos Xutos foi este verão. Na verdade andei anos a tentar assistir a um mas nunca calhou. Foi o melhor concerto a que assisti? Claro que não, mas os Xutos têm aquele poder de agradar a gente de todas as idades e géneros, o que sempre me fascinou.

Passando à parte que interessa (até porque a minha opinião sobre música ou qualquer outra coisa vale pouco mais que nada), vamos lá ver se faço serviço público.

Canta-se em "Tudo p'ra ti Maria" o seguinte: 

"De Bragança a Lisboa
São 9 Horas de distância
Queria ter um avião
P'ra lá ir mais amiúde"

Ninguém quer ir a lado nenhum "mais a miúda" e, no entanto, 90% das pessoas insistem neste ponto. O que o Tim deseja é ter um avião para ir mais vezes a Lisboa sem demorar 9 horas desde Braga. Viram? Corrigi um dos mais épicos erros dados pelos portugueses e ainda ensinei a quem não sabia o significado de amiúde. É uma pena não haver a categoria "serviço público" nos blogs do ano.

Passemos ao segundo erro grave que tenho detectado. Canta-se em "A minha casinha":

"Meu Deus como é bom morar
No modesto primeiro andar
A contar vindo do céu."

Atenção a isto: o rés do primeiro andar não é nada. No máximo seria o rés-do-chão e ainda assim não faria sentido porque o rés-do-chão a contar vindo do céu não existe (ou é o chamado rooftop?). 

Relacionados

0 comentários